top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiro Bike Experience

Desafio, estímulo. Desafio, estímulo.

Se você é um atleta amador ou profissional, precisa planejar estrategicamente seus treinos conforme seus objetivos. Um planejamento com expectativas realistas no qual o atleta, juntamente com seu treinador, estabelece para conquistar um determinado objetivo ou meta. As metas compreendem exatamente o "como" e o "o que" o atleta vai fazer durante o preparo para conquistar o que almeja.


As metas podem ser divididas em:

- Metas de resultado: focam no resultado competitivo da prova;

- Metas de desempenho: voltadas a atingir padrões ou objetivos de desempenho, independente dos outros competidores;

- Metas de processo: focam nas ações que o atleta deve praticar durante o desempenho para atuar bem.


É importante utilizar estes três tipos de metas e saber quando priorizar cada tipo, evitando dedicar toda a atenção para as metas de resultado. Estas, por focarem-se apensa em resultados de competição, direcionam a mente do atleta apenas para conseguir a vitória, contribuindo para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade.


As metas dirigem a atenção do atleta para elementos importantes da habilidade ou da tarefa aumentando a concentração, a motivação, o esforço e a persistência. Além disso, facilitam o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem e influenciam indiretamente o comportamento, já que provocam mudanças em fatores psicológicos importantes, como a autoconfiança, a ansiedade e a sensação de satisfação.


Precisamos de estímulos para a prática do esporte, caso contrário ela se torna monótona Estabelecer um desafio funciona para muita gente. Na hora de escolher qual será o grande motivador, vale a pena refletir sobre algumas questões:

O que é mais importante para mim no momento?

É um objetivo crível?

Me fará melhor?

Poderei focar outros objetivos depois de conquistar esse? Qual o objetivo principal? Quais minhas alternativas para isso?

Quais os obstáculos para isso?

Em que fase eu estou?

Quais os próximos passos


Fazer isso organiza e ilumina nosso pensamento.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page